25 de agosto de 2021

CERTEZAS



Eu sou ateia!
Não tenho total certeza de absolutamente nada
Acho que ninguém tem
Mas dentro do que posso afirmar
Mesmo sem poder dizer que tenho certeza
Posso afirmar que existo e que sou ateia
Não tenho nenhuma fé
Não tenho nenhuma religiosidade
Ouço, penso e faço tantas perguntas
Para as quais não tenho resposta
Que às vezes tenho certeza
De que não existe pergunta
Que eu REALMENTE saiba responder
Mas eu sei
Até onde um animal insignificante feito eu
Pode saber alguma coisa
Que não existe deus nenhum
E que se existir qualquer tipo de "algo"
Responsável pela existência do universo
Se é que o universo existe
Esse "algo" NÃO será deus
Um exercício que faço vez em quando
É pensar uma ameba
Um vírus
Um protozoário
Uma minhoca
Um peixe-palhaço
Seres assim...
E me perguntar por que esses seres
Teriam outra vida ou vida eterna
Fica difícil imaginar que um ser unicelular
Tenha direito a um paraíso
Acho que ninguém nunca pensou
Em um deus Paramecium
Em um paraíso Formicidae
Aí eu "calo minha própria boca"
Dizendo para mim mesma
“Se não faz sentido que eles
Sejam dignos dessa distinção
Quem é você para achar que é?”
E eu me conformo com minha ignorância
E com minha finitude
Sem querer ou esperar mais

Nenhum comentário: