8 de março de 2023

MENTIRAS OPORTUNAS



Fico encasquetada com certos termos
Que apareceram há não muito tempo
Um deles é "regime análogo à escravidão"
Outro é "injúria racial"

Eu chamo o primeiro de ESCRAVIDÃO
Eu chamo o segundo de RACISMO
Mas parece que não pode
Por quê?
"Questão legal" diriam algumas pessoas
"É que para caracterizar como... precisa..."
Explicariam outras pessoas
Didaticamente apontando
A minha ignorância

Pessoas com diploma de direito
Pessoas com medo de serem processadas
Concordem ou não
Usam os termos "bonitinhos"

Eu diria que o uso dos tais termos "legais"
Eufemismos?
Se deve ao fato de que assim
O crime soa menor
Parece menos grave
(Não sei na opinião de quem)
E "salva a pele" de pessoas escrotas
Que têm dinheiro e poder
Pra pagar por uma defesa "justa"

Dessa forma e nesses "termos"
A pena
Se houver
Será diminuída sensível e consideravelmente

E eu quase apostaria
Que o termo "análogo a escravidão" só existe
Porque quem "dá" emprego dessa forma
É sempre pessoa rica e poderosa
Ou que se acha

Eu quase apostaria
Que o termo "injúria racial" apareceu
Com frequência e insistência
Nos noticiários e manchetes
Depois que o racismo se tornou
Crime inafiançável

Será que não?

Nenhum comentário: