29 de junho de 2023

A ÁFRICA NA MINHA PELE



Se sou uma pessoa negra
Tenho a África na minha cor
Tenho a África no meu sangue
Tenho a África na minha dor

Se sou uma pessoa negra
Mesmo sem dela lembrar
Mesmo se nela não penso
Aquela raiz do que sou
Aquela que nem eu vejo
Na África está fundada

Nem é preciso
Que eu sinta orgulho
Não careço disso falar
É mais no fundo
Do que minha alma
Que a África vai estar

Se sou uma pessoa branca
Nem mesmo branca eu sou
Meu orgulho me deu esse nome
Mas a África está no vermelho
Do crime e da vergonha
Que cobre a minha pele
E que não sei disfarçar

O vermelho abrasa meu rosto
Quando olho o povo irmão
Que tem a África na pele
Que foi torturada por mim
Durante séculos e séculos
Sem que eu pedisse perdão

A África está na minha pele
Em forma de consciência
Quando acordo das mentiras
Que eu mesma me contei

Sou uma raça de muitos povos
De muitas cores e muitas lutas
Em uma humanidade só

A minha raça tem que saber
Que a pele de toda cor
É da África que ela vem
Por isso não pode se dizer
Superior a ninguém.

Nenhum comentário: