4 de novembro de 2022

PENSAR E FRITAR OVOS




Entre muitas outras coisas, fritar ovos eu aprendi observando como minha mãe fazia. Quando eu era pequena, ela quebrava o ovo com cuidado no óleo já um tanto quente e logo que a clara começava a ficar branca ela jogava colheradas de óleo quente sobre a gema até o ovo ficar no ponto que ela queria, então tirava da frigideira, colocava o sal e pronto.
Quando eu já era adulta, minha mãe aprendeu e me ensinou uma nova maneira: quebrar o ovo com apenas um pouquinho de óleo e tampar a frigideira, não precisava mais jogar óleo quente sobre a gema porque o calor da frigideira tampada era suficiente para deixar o ovo no ponto certo, tirar da frigideira e salgar. Simples, prático e econômico.
Fritar ovos é algo que faço muito porque adoro pão com ovo!
Semana passada, ao colocar o ovo na frigideira, pensei algo totalmente novo e absurdamente simples, uma daquelas coisas que fazem a gente se perguntar “Por que cargas d’água eu não tinha pensado nisso antes?”.
Me ocorreu polvilhar o sal antes de tampar a frigideira e acender o fogo!
Depois da primeira vez, além do sal eu passei a colocar também outros temperos, e meu pão com ovo ficou ainda mais gostoso.
O que me impressionou nessa mudança tardia não foi ter pensado em uma maneira nova de fazer algo que faço desde sempre, foi a associação que me ocorreu praticamente na mesma hora em que salguei o ovo antes de fritar.
Eu estava invertendo uma ordem que até aquele momento nunca tinha sequer pensado em questionar! 
Eu mudei algo banal, algo que sempre fiz de forma automática, sem nunca lembrar de pensar em fazer diferente.
Fritar ovo era um ato corriqueiro que nunca mereceu minha atenção. Era uma versão caseira do “Sempre foi assim, então é assim que é bom!”.
Quantos preconceitos a gente leva pela vida afora, quantos problemas a gente nem vê que existem apenas porque nunca nos ocorreu imaginar a possibilidade de fazer diferente, de olhar diferente, de pensar diferente, de inverter uma ordem?
Enquanto saboreava meu lanche, decidi procurar com mais cuidado ainda dentro de mim, das minhas ideias, dos meus conceitos... novas maneiras de “fritar ovos”.

Nenhum comentário: