16 de junho de 2024

LEMBRANÇA



Sempre tenho dúvidas sobre minhas lembranças de infância. Sempre acho que não foi assim que aconteceu e que meu cérebro me enganou fabricando uma lembrança que me favorece e me torna a "heroína" em lugar da vilã que na verdade fui. Não sei, portanto, se foi isso mesmo que aconteceu, sei apenas que é essa a lembrança que tenho e que, nessa lembrança, talvez nesse "universo paralelo" criado pelo meu cérebro, eu tive uma professora que era do tipo que exigia, com muito rigor e gritaria, silêncio e "comportamento" da turma. Um dia, estávamos com nossas carteiras organizadas em grupos, fazendo uma atividade qualquer e uma menina ao meu lado soltou um assovio de espanto diante de alguma coisa de que não me lembro. Aquele tipo de assovio quase involuntário... A professora surtou. Exigiu que a pessoa se entregasse, exigiu que alguém delatasse quem assoviou, ameaçou deixar todo mundo sem intervalo. Enquanto tudo rolava, vendo que não havia mais aula, peguei meu caderno de poesia debaixo da carteira e comecei a folhear, relendo meus poemas prediletos. Levei um susto quando o caderno foi arrancado das minhas mãos e a professora gritou "Já não basta o que você fez hoje?". Só então percebi que ela achava que tinha sido eu. Respondi que não fui eu, que eu sabia quem foi mas não diria porque não era dedo-duro. Ela começou a gritar ofensas balançando o dedo indicador na frente do meu rosto. Não lembro como aconteceu, sei que de repente segurei a mão dela e mordi, com toda a força, aquele dedo balançante. Ela gritou e me mandou pra diretoria. Como o diretor me conhecia bem, não recebi nenhum castigo a não ser esperar o sinal e ir para o pátio curtir o recreio. A partir daquele dia a professora corrigia minhas provas com lupa e descontava cada errinho para que eu não tivesse boa nota. Frustrou-se novamente porque, por mais rigorosa que ela fosse, minha média nunca chegou a ser menor do que 8,5... O que tenho a dizer hoje é só uma coisa: Ainda bem que ela não era professora de matemática, se não eu estaria ferrada mesmo.

Nenhum comentário: