4 de agosto de 2024

MEU ATEÍSMO



Para mim não foi escolha. Eu acreditava porque desde sempre minha mãe dizia que existia, ela falava das maravilhas de Jesus e dizia que Jesus está no meu nome porque ele é meu padrinho. Eu gostava muito disso, conversava com Jesus como meu padrinho especial. Eu também acreditava em deus e que ele era tudo aquilo que minha mãe dizia.
Então, lá pelos meus 14 anos, resolvi ler a bíblia para conhecer em primeira mão tudo o que minha mãe dizia que Jesus e deus fizeram. Foi uma decepção imensa! Deus era um assassino malvado e vingativo que odiava as mulheres e Jesus não respeitava nem a própria mãe! Fiquei horrorizada!
Eu não sabia não acreditar, nem sabia que era possível não acreditar. Eu não conhecia a palavra ateu a não ser como ofensa, como sinônimo de uma pessoa muitíssimo má. Então, o que fiz foi dizer a mim mesma que aquele livro estava todo errado, que nem deus nem Jesus eram como apareciam no livro.
Eu dei a eles as características que minha mãe ensinou, acrescentei todas as bondades que me pareceram condizentes com seres tão poderosos e bons, disse a mim mesma que eles eram assim e não como a bíblia mostrava e não pensei mais no assunto.
Passaram muitos anos até chegar a internet e eu descobrir que existem pessoas ateias e que elas não são pessoas horríveis, até eu descobrir por que as pessoas se tornaram ateias e começar a fazer as mesmas perguntas, ler os mesmos livros, questionar os mesmos pontos, ler a bíblia de novo e encontrar ainda mais absurdos e incoerências do que tinha encontrado aos 14 anos.
Daí eu me descobri ateia, e não tem nenhuma chance de eu voltar a acreditar novamente.

Nenhum comentário: