21 de julho de 2021

DIA DO AMIGO



Aproveitando o Dia do Amigo para falar do "amigo" cachorro.
Tem MUITA gente que sempre fala sobre a maravilha da amizade que os cachorros têm pelos donos.
Muitas inclusive, em nome dessa amizade e por comparação, chegam a rejeitar a amizade das pessoas.
Eu já comecei, há muitos anos, estranhando essa relação amigo/dono.
Pensei e me perguntei se não tem uma incoerência aí.
Como considerar que o outro é meu amigo se eu sou sua dona?
Esquisito demais...
O cachorro será tão meu "amigo" que, se eu for uma psicopata assassina em série, ele vai me ajudar a manter as vítimas presas, a torturá-las e a matá-las.
Mesmo se minhas vítimas forem crianças!
Um amigo humano me denunciaria, cuidaria para que eu tivesse uma prisão e julgamento justos e tentaria salvar as vítimas e evitar que mais gente fosse morta por mim.
Ponto para o amigo humano!
Por ter pensado nisso, descobri e passei a dizer sempre que prefiro gente.
Acho melhor correr o risco de ser traída por uma pessoa do que preferir a "amizade" irracional, instintiva e dependente de um animal.
Não odeio cachorros, pelo contrário, mas não os considero amigos.
Essa frase feita e antiga de que "O cão é o melhor amigo do homem", para mim, é uma das grandes mentiras tomadas como verdade pela maioria das pessoas.
Amizade tem que ser voluntária, "amizade" de cachorro não é.
Se eu resolvo ter um cachorro, assumo a responsabilidade de cuidar dele, de atender suas necessidades.
Por mais que me apegue, tento manter minha racionalidade e lembrar meus conhecimentos (não muitos mas suficientes para isso) sobre instinto animal.
Não vou projetar no meu cachorro a minha dependência nem minha carência afetiva.
Acho que tem muitas pessoas que se acomodaram no conforto de se sentirem adoradas e nunca pararam pra pensar nisso.
Eu sou a pentelha que vem dar o alerta.
Desculpe!

Um comentário:

Pedro Mundim disse...

Cachorros não têm moral, mas têm sentimentos. Sempre que ando pela rua e cruzo com alguém que leva uma cachorro, eu cumprimento o cachorro com o olhar rsrs...