8 de janeiro de 2022

JESUS



Veja o meu nome, o cara tá nele.
Desde muito pequena, minha mãe contava que tem Jesus no meu nome porque ele é meu padrinho de representação, e ela explicava o que é isso e falava dos poderes incríveis, da beleza, da bondade e do amor pelas crianças que Jesus era.
Eu, pequena e ignorante, acreditava nisso e me sentia feliz por ter no meu nome um ser tão maravilhoso assim.
MAS, aos 14 anos li a bíblia pela primeira vez, fiquei horrorizada com muitas coisas do VT e do deus terrível que tem lá, mas a minha maior tristeza foi descobrir que Jesus não era aquela maravilha de que minha mãe falava desde sempre.
Foi uma experiência marcante e o orgulho do meu nome se foi...
Hoje que sou ateia, gosto muito do meu nome porque acho super divertido ser uma contradição.
E dentre tantas coisas que não entendo, uma delas é o porquê de tanta gente, incluindo pessoas que não são religiosas, expressar tanta admiração e reverência por esse personagem.
Eu sei que tem muitas explicações, já ouvi e li diversas, mas continuo não entendendo.
É como aquela brincadeira de "Por que o avião voa?"

- Para quem não conhece, a piada é essa:
Uma pessoa pergunta por que o avião voa; outra pessoa explica detalhadamente todos os mecanismos, explica as correntes de ar, a sustentação, a engenharia envolvida. Enfim, todos os detalhes que, em tese, responderiam à pergunta. Depois de ouvir tudo com a máxima atenção, a pessoa que perguntou diz: “Tá bem, entendi tudo. Mas por que o avião voa?”.

Nenhum comentário: