27 de julho de 2022

CRENÇA E FÉ



O poeta Mário Quintana disse: "Esses que pensam que existem sinônimos, desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuanças de uma cor".
Ou seja, sinônimos, via de regra, são palavras que podem ser usadas com o mesmo sentido em determinados contextos, mas não em todos.
Daí que, para mim, crença não é sinônimo de fé quando se fala em religião, em deuses, em coisas transcendentais.
Porque no contexto religioso "" significa acreditar sem provas nem evidências.
Eu posso dizer, por exemplo: "Acredito que o sol vai nascer amanhã", e isso não quer dizer que eu tenho "" de que o sol vai nascer amanhã.
Porque, nesse caso, a minha crença é baseada em evidências.
O fato de que o sol tem nascido no horizonte todos os dias não serve como prova de que ele nascerá amanhã, mas serve como uma evidência que corrobora minha crença de que ele vai nascer amanhã.
Se eu vejo uma pessoa estudando muito e digo: "Tenho fé em você!" quando essa pessoa vai prestar um concurso ou vestibular, aí sim, além de tentar animá-la, eu estou usando a palavra "" como sinônimo de crença!
Eu NÃO estou usando a palavra "" no sentido religioso porque eu vi essa pessoa estudando e acredito que ela tem condições de passar.
Em nenhum dos casos acima usei a palavra sem ter alguma evidência que justificasse seu uso.
Em nenhum dos casos usei as palavras no sentido que as religiões dão a elas.
É por isso que eu fico MUITO P.U.T.A quando pessoas religiosas vêm me acusar de ter fé na inexistência de deus.
Elas estão usando a palavra "" no sentido religioso que dão a ela, e colocando meu ateísmo como uma crença religiosa.
E ateísmo NÃO É comparável à religião nesse contexto!
Será que consegui me explicar?

Nenhum comentário: