10 de outubro de 2024

AGRADECER?

Teve uma fase da minha vida em que eu só entrava na igreja ou pensava em deus para agradecer. Mas aí, em algum momento que não sei precisar, comecei a sentir vergonha de agradecer. Comecei a perceber que estava agradecendo por algo que eu tinha, mas que muitas e muitas pessoas, tão ou mais merecedoras do que eu, não tinham. Percebi que isso é sempre verdade no caso de crianças. Esse “olhar para os lados” e essa vergonha me levaram a concluir que tanto pedir como agradecer, no sentido religioso, é egoísmo puro. Olhar ao meu redor, me levou a perceber que eu estava agradecendo pela injustiça. Um deus que desse a mim as boas coisas que tenho, invariavelmente estaria negando essas mesmas coisas a muita gente. A milhões de crianças! Esse deus, se existisse, não mereceria agradecimento, não mereceria respeito, não mereceria amor.

Nenhum comentário: