31 de janeiro de 2020

TESTAMENTO VITAL (OU DIRETRIZES ANTECIPADAS)

Eu, Divina de Jesus Scarpim (Professora aposentada), diante de uma situação de doença grave em progressão e fora das possibilidades de reversão, apresento minhas diretrizes antecipadas de cuidados médicos.

Se chegar a padecer de alguma enfermidade manifestamente incurável, que me cause sofrimento ou me torne incapaz para uma vida racional e autônoma, faço constar, com base no princípio da dignidade da pessoa humana e da autonomia da vontade, que aceito a terminalidade de minha vida e repudio qualquer intervenção extraordinária ou inútil. Ou seja, qualquer ação médica pela qual os benefícios sejam nulos ou demasiadamente pequenos e não superem os potenciais malefícios.

As diretrizes incluem os seguintes cuidados: admito permanecer numa UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) somente se tiver alguma chance de sair em menos de dez ou quinze dias. Não aceito que me alimentem. Se não puder demonstrar vontade de comer, recuso qualquer procedimento de suporte à alimentação; não quero ser reanimada no caso de parada respiratória ou cardíaca em situação terminal.

Acrescento que logo após minha morte todos os meus órgãos aproveitáveis (se algum houver) devem ser doados. Meu corpo também deve ser doado para a faculdade de medicina que esteja mais próxima do local de minha morte para que seja usado como objeto de estudo da forma que puder ser útil.

Depois disso, se algo ainda houver, deverá ser cremado ou jogado fora conforme sejam os procedimentos normais da faculdade.

Não desejo, não quero e não permito que haja qualquer satisfação, cerimônia ou destino ritual de meus restos mortais, como velório, enterro, esquife, túmulo ou qualquer outro tipo de cerimônia fúnebre.

Como ateia que sou não quero nenhum tipo de cerimônia religiosa, nem antes nem depois da minha morte. Não quero extrema unção, missa de corpo presente, missa de sétimo dia ou qualquer outro tipo de cerimônia de qualquer religião.

                                                  Subscrevo: Divina de Jesus Scarpim

Nenhum comentário: