22 de fevereiro de 2021

LINGUAGEM NEUTRA



Não importa o que o linguista "phodástico" diz
Essa ninguém diante do linguista "phodástico"
Essa euzinha inútil que nem atua mais
Como professora de português
Viu que com um pouquinho só de esforço
Consegue usar a língua portuguesa
De modo a abarcar todas as pessoas
Sem ofender ou excluir ninguém
Então eu vou SIM fazer esse esforço!
Não preciso mudar a língua portuguesa
Não preciso alterar nenhum vocábulo
Não preciso mais do que um pequeno esforço
Basta um certo cuidado na hora de escrever
Priorizar palavras inclusivas que a língua já tem
Como a palavra "pessoa" em lugar de "homem"
Quando me refiro a toda a humanidade
Aliás a palavra "humanidade" também é boa!
Basta tentar evitar o masculino "neutro"
Que é SIM marca do machismo estrutural
Por mais que o linguista "phodástico" negue
Por mais que ele apele para uma língua
Que muitos críticos da linguagem neutra
Nem estudaram nem conhecem
Por mais que ele fale em "declinação"
Palavra estranha a muitas dessas pessoas
Que dizem amém para o linguista "phodástico"
Estou preparando um livro de poemas
E estou demorando mais do que o previsto
Porque estou revendo meus textos
E adaptando todos à linguagem neutra
Não “desvirtuei” nenhuma palavra até agora
E já passei da metade!

Nenhum comentário: