13 de agosto de 2020

A ÁFRICA É A MINHA PELE

Se sou negro tenho a África na minha cor
Tenho a África no meu sangue
Tenho a África na minha dor

Se sou negro mesmo sem lembrar
Mesmo se nela não penso
Aquela raiz do que sou
Aquela que nem eu vejo
Na África está fundada

Nem é preciso que eu sinta orgulho
Não careço disso falar
É mais no fundo do que minha própria alma
Que a África vai estar

Se sou branco nem branco sou
Meu orgulho me deu esse nome
Mas a África está no vermelho
No vermelho da vergonha
Que cobre a minha pele
E que não sei disfarçar

O vermelho que abrasa meu rosto
Quando olho meu irmão
Que tem a África na pele
E que eu torturei por séculos

A África está na minha pele
Em forma de consciência
Quando acordo das mentiras
Que eu mesmo me contei

Sou um povo sou uma raça
Preciso reconhecer
Que tem pele branca ou preta
Que tem a África na pele
Mas que não tem ninguém
Que seja mais do que alguém

Nenhum comentário: