8 de agosto de 2020

GOVERNOS E EDUCAÇÃO PÚBLICA

Não sou conhecedora dos meandros legais, mas sei que por mais que o governo Lula tenha sido melhor do que essa quadrilha que veio depois (o que não é nada difícil), a era PT está longe de ter sido uma época de maravilhas para a escola pública. Só o detalhe das apostilas é um ponto que me toca demais!
Eu, professora atuante na rede pública na época, e antes e depois dela, e tendo atuado em dois estados, sempre perguntei QUEM É QUE ESTÁ FATURANDO MUITO com os "investimentos" na educação que nunca chegam nas escolas? Embora tenha feito essa pergunta muitas vezes, nunca recebi uma resposta.
Vinham sempre as apostilas, desnecessárias e muitas vezes cheias de erros, e as "provas oficiais" que só serviam (e só eram usadas) para culpar o professor por "não ser capaz" de melhorar as notas e evitar a desaprovação dos alunos a fim de melhorar a imagem do Brasil lá fora. Eu chamava (e ainda chamo) isso de “maquiagem”. E tem o tal bônus, um pesadelo criado para forçar os professores a aprovarem alunos sem condições porque o salário deles foi atrelado a essa "produtividade".
Tudo isso sempre me enojou! Parei de dar aulas há um ano e quando saí só estava piorando o que já era ruim há tempos. Claro que antes do PT assumir o poder não era melhor, a aprovação automática sem nenhum suporte é dessa época e eu estava nas reuniões em que tentavam vender esse horror para a gente como se fosse uma coisa boa. Então posso dizer: o governo Lula teve sim seus méritos, mas a educação pública não foi um deles.
Eu diria que nenhum governo, desde que entrei no magistério ainda no começo dos anos 90, fez pela educação pública mais do que piorá-la.

Nenhum comentário: