30 de agosto de 2020

EU SOU UM SER HUMANO!

               Lendo agorinha um belo texto que presta homenagem a Chadwick Boseman e, por extensão, a todos os negros e todas as lutas contra o racismo, me veio à mente o quanto me emocionou saber das lutas por libertação dos países de África com seu poetas dizendo "Eu sou um homem" porque a primeira luta não era pela liberdade do corpo, era pelo reconhecimento da humanidade dessas pessoas.
               Pensei também nas camisetas pretas com a frase "I'm a man" nos protestos e passeatas contra o racismo que acontecem em muitos momentos da história, que sempre me tocam e que apoio sempre, torcendo para que obtenham tanto resultado a ponto de se tornarem desnecessários.
               Mas, junto a isso, me voltou um pensamento que já rolou na minha cabecinha tresloucada algumas vezes.
Eu não vi "Eu sou uma mulher" nos poemas que li quando estudei literatura africana.
               Eu não vi "I am a Woman" em camisetas nas passeatas e protestos desde que vejo passeatas e protestos.
               Seria porque não estou vendo direito?
               Ou é porque ainda não chegou o momento de as mulheres negras terem espaço para afirmar sua humanidade?
               Tomara que o problema seja meus olhos e minha ignorância!

Nenhum comentário: