4 de dezembro de 2019

UM NATAL DIFERENTE


Eu não quero te desejar um feliz natal, eu quero te desejar uma feliz vida, quero desejar que você tenha uma sequência tão longa de dias felizes quanto forem os dias que te faltam pra viver, e que eles sejam muitos! Quero que você seja feliz a ponto de sentir provado em sua vida que felicidade contínua não causa tédio e que ser feliz de verdade não cansa.

Quero que você seja feliz mas não posso te desejar um feliz natal porque não acredito em natal, ao menos não acredito nele com essa conotação religiosa que tem, embora pense que todo pretexto para amar o outro e demonstrar isso seja válido. Pena que todos nós costumamos amar o outro de forma tão restrita! Amar apenas o outro que conhecemos, o outro do qual somos amigos, o outro que pensa como nós, o outro que é nossa família. Seria tão bom se todos nós pudéssemos ampliar esse “outro” até abarcar todas as pessoas do planeta nessa definição! Isso é o que eu desejaria!

O “aniversariante do dia”, embora esteja no meu nome, não significa nada para mim além de uma ideia em nome da qual muito se matou e muito se odiou no mundo, e em nome do qual ainda se mata e ainda se odeia. Não sei ser condescendente com ideia tão destrutiva, me desculpem. Uma grande parte do planeta não conhece esse aniversariante e não comemora esse dia e eu quero que eles também sejam felizes. Não posso desejar a eles um feliz natal, mas posso desejar a eles uma feliz vida! A partir de hoje, a partir do dia de natal, a partir do dia primeiro do ano ou de qualquer dia que seja. Que eu desejo que seja o mais breve possível.

Para minha dor e minha frustração embora deseje, a você e ao mundo, com todas as minhas forças, uma feliz vida, eu não acredito de verdade nessa possibilidade; só o que posso fazer é desejar estar errada, desejar muito estar errada, desejar com todas as minhas forças estar errada. Na verdade tudo que eu pediria como presente de natal se pudesse pedir um presente de natal seria isso: estar errada! Mas sinto que, infelizmente, infelizmente, infelizmente, por mais que se deseje e por mais que se faça, não existe vida feliz.

O que acho mesmo é que as pessoas continuarão, contrariando todos os meus desejos, matando e odiando o outro em nome de um deus irracional, de um deus “todo bondade” que manda matar, de um deus “todo bondade” que inventou a morte, que criou o mal e que precisa ser adorado contra toda a lógica e toda a racionalidade. Em nome de seus deuses – que são vários e que em muitos casos se dizem únicos – o ser humano, manipulado e manipulável, estará sempre odiando, agredindo, desprezando ou simplesmente ignorando o outro ser humano. E esse outro ser humano será o “herege” por não seguir os preceitos do seu deus ou será aquele que também odeia porque é por sua vez manipulado e manipulável por ideias diferentes sobre o mesmo deus ou pela ideia de um outro deus, diferente mas extremamente igual porque também “manda” odiar, agredir, desprezar, ignorar.

Acho que o que eu poderia desejar de mais valioso para o mundo seria um Livrar-se-desses-deuses-todos, um Amar-incondicional-e-verdadeiro, um Considerar-próximo-também-o-distante, um Considerar-igual-também-o-diferente, um Pensar-por-si-próprio-e-respeitar-maiúsculo-e-completo; um Fim-de-barreiras, um Fim-de-limites, um Abrir-mão-de-ter-razão.

O que sei que nunca vai se realizar mas que desejo e desejo muito muito é que cada pessoa na Terra quisesse, pudesse e conseguisse, durante toda a sua vida e sem se cansar nem selecionar, dar e receber AMOR, receber e praticar RESPEITO, permitir e ter LIBERDADE.

Nenhum comentário: