29 de novembro de 2020

MENORES CRIMINOSOS

A sociedade força a mulher a parir
A sociedade abandona os menores
A sociedade rejeita os menores
A sociedade não educa os menores
Os bandidos aliciam os menores
A sociedade compra drogas dos menores
A sociedade quer prender os menores
Menores cresceram e não são mais menores
E a sociedade quer matar os menores
Bandido bom é bandido morto
Nós ficamos reféns dos menores
Mas “Nós” não somos a sociedade?
Deixa de ser hipócrita sociedade!

3 comentários:

Pedro Mundim disse...

A sociedade não prende os menores. Por isso eles viram bandidos.

Divina disse...

É muito confortável pensar assim! Em lugar de estrutura para as famílias e educação para as crianças, vamos botar crianças na cadeia e acabar de vez com a vida delas, sem conseguir diminuir a criminalidade... Lamentável!

Pedro Mundim disse...

O ECA só permite internação a partir dos 12 anos de idade. Há menores cometendo delitos desde os 8 anos. É claro que um indivíduo acostumado desde os 8 anos a cometer crimes impunemente, quando chega aos 12 já está irrecuperável. A vida dele já acabou. O que resta a fazer é encarcerá-lo, para que ele não acabe com a vida de outros.

O pressuposto de que a falta de educação é a causa da criminalidade juvenil podia fazer sentido 80 anos atrás, quando muitas crianças viviam na roça longe de qualquer escola, cresciam analfabetos, depois não encontravam serviço e viravam ladrões de galinha. Hoje a grande maioria dos menores delinquentes teve escola, mas abandonou-a quando viu que o crime dava mais lucro e boas perspectivas de impunidade. Ou pior ainda, nem abandonou-a, pois tem a escola como um espaço dominado onde pode vender drogas, bater nos colegas e nos professores. Se antigamente remédio para o crime era mandar os delinquentes para a escola, hoje o remédio é tirá-los da escola, para que cessem de ameaçar e corromper seus colegas.