22 de novembro de 2020

MERITOCRACIA

Quem defende a tal meritocracia
Parece que deliberadamente
"Esquece" tantas e tantas coisas
Que desmentem todo argumento
Usado para defender essa farsa
Não consigo aceitar
Que eles acreditam mesmo
Nas merdas que falam
Quando defendem meritocracia
Insistem nisso por maldade
Por filhadaputice oportunismo
Egoísmo e preconceito
Certamente sabem que é mentira
Mas sabem também
Que encontrarão idiotas
E mal intencionados como eles
Para fazer de conta
Que essa merda retórica toda
Faz algum sentido

2 comentários:

Pedro Mundim disse...

Os que condenam a meritocracia por ser injusta se esquecem que a meritocracia não é uma ideologia, mas um MÉTODO DE GESTÃO. E como tal, o seu propósito não é fazer justiça, mas produzir um resultado. Esse resultado é maximizar a eficiência do exercício das profissões, o que é do interesse comum. Se os engenheiros, médicos e professores forem bons, isso beneficia o país inteiro, mesmo aqueles que nunca entraram em uma universidade. Se os engenheiros, médicos e professores forem ruins, isso prejudica o país inteiro. Afinal, ninguém quer passar por uma ponte que desaba ou ser vítima de um diagnóstico equivocado. E certo ou errado, os melhores profissionais são obtidos se forem formados entre os melhores alunos, indiferente dos motivos que levam aqueles indivíduos a serem os melhores alunos.

Vale aqui o paradigma do time de futebol. Em um time de futebol, todos evidentemente querem ser os titulares, mas se não puderem sê-lo, concordam que os titulares devem ser os melhores entre eles, pois é melhor ser reserva de um time vencedor do que de um time perdedor.

Divina disse...

Não é nessa acepção que estou fazendo minha crítica, porque não é nessa acepção que vejo a defesa da meritocracia. Ter profissionais melhores é uma coisa, dizer que pessoas às quais a sociedade tirou todas as oportunidades não se tornaram profissionais melhores porque "não se esforçaram" ou "não têm capacidade" é outra coisa bem diferente. É essa segunda visão que critico... muito!