15 de outubro de 2020

MILITÂNCIA OU FISCALIZAÇÃO?

Incrível essa mania que as pessoas têm de usar o argumento de apontar um problema grande para desmerecer qualquer opinião, argumento ou postura de pessoas ou grupos em favor de uma determinada pauta.

Não entendo por que ninguém pode se manifestar contra, por exemplo, furar fila porque existem pessoas que escondem dinheiro na cueca porque, se o fizer, pode vir alguém dizer que essa pessoa deveria "deixar de frescura" e se preocupar com problemas mais importantes.

- Esse foi só um exemplo tosco e ilustrativo, tá?

É sempre algo como uma pessoa resolver lutar pela preservação de um micro jardim público do bairro e outra vir dizer que tem uma praça enorme há algumas quadras que também precisa de cuidado e, sem saber se essa pessoa está ou não lutando também pela preservação da praça enorme, fazer discursos, ofensas e ironias para diminuir a luta ou as opiniões dessa pessoa sobre o pequeno jardim porque ela "deveria lutar por coisas mais importantes".

Já vi posturas semelhantes sobre muitos temas vezes suficientes para concluir que as pessoas adoram colocar as "pautas" em uma espécie de ordem hierárquica do que é mais importante, do que é menos importante e do que não tem importância nenhuma, tudo isso, é claro, na opinião delas!

Daí essas pessoas louvam as pessoas que lutam pelo que elas acham importante, são meio indiferentes às pessoas que lutam pelo que elas acham menos importante e desprezam, ironizam e até ofendem as pessoas que lutam pelas coisas que elas decidiram que não tem importância nenhuma.

Às vezes essas pessoas destratam ou se revoltam até mesmo contra quem simplesmente manifesta uma opinião favorável àquela pauta que consideram "inutilidade".

E essas pessoas NUNCA colocam em seus comentários e ironias lacradoras a possibilidade de que toda e qualquer pessoa pode lutar por muitas pautas ao mesmo tempo, tanto pelas que elas acham importantes quanto pelas que elas acham inúteis.

Elas simplesmente "cobram" das pessoas que defendem pautas que elas desprezam dizendo que deveriam se preocupar com isso e aquilo porque é mais urgente e importante.

Sei que é comum em todos os tipos de lutas, ter gente radical que parece tomar qualquer ser humano que não adere às suas ideias como inimigo a ser combatido e, infelizmente, às vezes até a ser eliminado, mas não é disso que estou falando agora, mesmo que você ache que eu deveria falar sobre isso porque esse tema é mais importante.

A mais recente pauta desprezada com o argumento de que "tem coisas muito mais importantes" que ando vendo é a questão do E neutro.

- Veja que eu não troquei o A ou o O pelo E em nenhuma palavra desse meu texto e, mesmo assim, ele está neutro porque usei "as pessoas" e "o ser humano", expressões que contemplam ao mesmo tempo todos os gêneros.

Mas, em um texto em que porventura eu escolha usar outras palavras e queira que qualquer pessoa se sinta alvo desse meu discurso, eu poderia escrever algo como "Sejam todes muito bem vindes nesse meu modestíssimo espaço!" (Como a Jana Viscardi sempre diz)

Por que é tão terrível que eu e qualquer pessoa tenha o direito de escrever assim???????

Em que isso impede que eu ou qualquer pessoa ao mesmo tempo nos juntemos ativamente na luta contra a homofobia, a transfobia, o feminicídio, e tantas outras pautas extremamente importantes???

Em que usar uma simples letra diminui a importância de alguma reivindicação válida???

Finalizando, quero declarar que eu Divina De Jesus Scarpim, vou usar a letra E sempre que eu quiser e achar necessário, e vou apoiar quem opte por fazer o mesmo.

Tenho dito!

Nenhum comentário: