28 de junho de 2020

A HISTÓRIA DA BANANA

Outra coisa que me lembrou foi Darwin
Uma vez
Vendo um vídeo ou lendo um texto
(Não me lembro agora qual dos dois)
A respeito da teoria da evolução
O autor dizia que não
Nós não descendemos dos macacos
Nós somos macacos!
E eu concordei totalmente com isso
Somos os macacos pelados
Que se acham melhores
Do que os macacos peludos
E do que outros macacos pelados
Porque são só um pouquinho
Diferentes de nós
E muitas vezes nem isso
Da mesma forma que aconteceu
Com a campanha em prol dos índios
Eu entendo
E me sinto solidária com quem aderir
E vou achar que estão fazendo algo
E que estão sendo sinceros
Até mesmo na agência de publicidade
Que criou a campanha
Deve ter gente que está sendo sincera
Mas não vou aderir
Porque me parece
Que dizer “somos todos macacos”
É dizer o óbvio
Mesmo que
Infelizmente
Muita gente não perceba
E acho que os macacos brancos
Que não se acham macacos
Como o idiota que jogou a banana no campo
São os piores tipos de macacos
Eles me fazem detestar
Ter a pele
Da mesma cor que a deles.

PS: Depois eu lembrei do texto citado: É um vídeo do Pirula, cujo título é “Sim, somos todos macacos!” e que recomendo. Tá no You Tube.

PS2: O mote do texto foi um episódio em que torcedores jogaram bananas no campo para ofender um jogador negro.

Nenhum comentário: