27 de junho de 2020

COTAS PARA NEGROS PORQUE TODO BRANCO NASCE RICO

Não é isso não
É porque entre os pobres
A imensa maioria é negra
E porque mesmo entre os mais pobres
Os brancos têm mais oportunidades
Do que os negros
É porque vivemos em um país
Extremamente racista
Que faz de conta que não é racista
Eu sei que nem todo branco nasce rico
Eu sou branca
Embora não seja rica agora
Nasci muito pobre mesmo
Morei em barracão de madeira
E a casa dos meus pais
Só foi ter geladeira
Quando eu já era casada
E não morava mais lá
Estudei em escola de periferia
"No cu do mundo"
Mas na escola em que estudava
No bairro pobre em que eu morava
Havia muitos negros
E eles sofriam bem mais do que eu
Eu vi isso!
Mesmo sendo tão pobre quanto eles
Eu estava
Aos olhos dos que nos olhavam
"Um grau acima"
Por causa da cor da minha pele
Nem todo branco é vilão ou do mal
Mas muitos brancos simplesmente
NÃO SABEM
O que é ser negro
Eu não sei por experiência
Mas vi e vejo de perto
Aprendi a deixar de ser hipócrita
A reparar que não somos vistos como iguais.

Nenhum comentário: