26 de junho de 2020

DISCURSO SOBRE O ORGULHO

O que é orgulho afinal?
É sentir-se bem?
É sentir-se com direito ao privilégio?
É sentir-se maior
Mais importante
Por alguma coisa pela qual não fez nada?
Eu não entendo esse orgulho!

Não tenho orgulho de nada!
Quais orgulhos eu teria?
Orgulho de ser mulher?
(Fêmea cis seria mais adequado)
Orgulho do meu país?
Orgulho da minha raça?
“Raça”?

Por que eu teria esses orgulhos?
Orgulho de ser mulher cis por quê?
Acaso batalhei para ser essa mulher?
Acaso escolhi a condição feminina?
Fiz eu mesma minhas genitais?
Qual a razão desse orgulho?

Orgulho do meu país por quê?
Escolhi nascer aqui?
Escolhi a língua que falo?
Escolhi a paisagem que me acolheu?
E acaso conheço tantos outros países
A ponto de afirmar que o meu é melhor
E por isso merece que eu me orgulhe?
Por acaso criei esse país?
Tornei-o o que ele é?

E mesmo que conhecesse todos os países do mundo
A escolha de um como o melhor não seria questão de gosto?
Relativa
Pessoal
E casual

Orgulho da minha raça?
Que é mesmo que é raça?
Orgulho da raça por quê?
Se sou branca
Onde o mérito
E o demérito?
Onde o motivo de orgulho
Na pele que não pintei?

Orgulho da minha família?
Por acaso eu a escolhi?
Foi minha existência que moldou
As qualidades das pessoas
Com quem partilho meu DNA?
Não!
Não foi!
Então por que me orgulhar?
Conheço eu todas as outras famílias
Para saber que a minha é a melhor?

São tantas coisas que sou sem escolha
São tantas coisas que tenho sem mérito
São tantas coisas que existem em mim
E comigo
Que não escolhi nem causei
E alguns que são como eu
Dizem que sentem orgulho
Orgulho de quê?
Orgulho por quê?
Eu não entendo essas pessoas
Não entendo mesmo!

Mas tem exceção
Mais de uma até
Exceção é o orgulho que luta
Contra o orgulho opressor
Que não teve nunca razão
O orgulho negro
Das camisetas e dos punhos ao céu
A “Festa do orgulho gay”
A parada LGBT
É lá que algumas dessas pessoas estão!
Elas dançam, cantam
Se fantasiam orgulhosas
De apesar de tudo viverem
Esse orgulho eu entendo!

Não é o orgulho sem mérito
Agora a cabeça erguida faz sentido
O que acontece agora
É que há algo mais sem sentido
Mais sem sentido que tudo
Esse algo é o preconceito

Afinal
Sem o preconceito
Eu poderia perguntar
Ao gay
À lésbica
Aos trans
Às pessoas de pele preta e marrom
“Vocês têm orgulho por quê?
Você mesmo pintou sua pele
Com essa cor tão bonita?
Alguém por acaso escolheu ser gay
Lésbica
Trans
Hétero
Gostar de verde ou azul?
Alguém sabe por que uma pessoa gosta de tomate
E outra odeia?
Qual poderia ser o orgulho de preferir o amarelo
Ao azul?”

Se não fosse o preconceito
Sem sentido
Eu poderia dizer
“Orgulho negro não faz sentido!”
“Orgulho gay não faz sentido!”
Mas não!
Porque tem o preconceito
E o preconceito muda tudo

Não é de ser gay
Não é de ser negro ou marrom
Não é de ser lésbica
Não é de ser trans
O orgulho que levanta
A cabeça das pessoas
Com suas camisetas gritadas
Com seus punhos para o ar
Com suas fantasias coloridas
E seus trejeitos alegres
Nas caminhadas de protesto
Na “Festa do orgulho gay”

Os que fazem a festa têm
Os que levantam a mão
Sentem
Expressam
O orgulho de sobreviver!
Orgulho de viver e sorrir
Orgulho de encontrar forças
E existir!
Apesar dos héteros indiferentes
Dos brancos metidos a besta
Dos homofóbicos
Dos cagadores de regras
Dos cis “em nome de deus”
E do moralismo hipócrita
Que só os orgulhosos sem razão têm

Não fosse o preconceito
Do irracional “orgulho hétero”
Do irracional “orgulho branco”
Do irracional “orgulho macho”
Dos demais irracionais
Orgulhos seriam apenas
Absurdos irracionais
Mas não
Não é isso!
Porque sobreviver
Para quem tem negado
Seu direito de existir
Não é fácil
Exige força
Exige valentia
Exige orgulho

Se algum lugar pudesse guardar 
O orgulho por mérito
Fundamentado na razão
Esse lugar seria a alma cultivada
De uma sociedade que estudou
E aprendeu
Que vivenciou e cresceu
A ponto de saber que ao orgulho
Só têm direito os que vivem
E sobrevivem
Apesar de.

Nenhum comentário: