26 de junho de 2020

“SEM A CIÊNCIA NÃO HAVERIA NADA A NÃO SER XAMÃS”

As descobertas feitas por teístas
(Pajés, xamãs ou monges)
Algumas delas muito importantes
Como os poderes das plantas ou descobertas astronômicas
Não deixam de ser científicas
O fato de os homens serem teístas
Não torna a descoberta menos científica
Desse ponto de vista não me parece fazer sentido
Falar em uma pré-ciência
Ou em uma "fundação anterior"
Dawkins é um cientista
É biólogo e como tal
Foi em busca do conhecimento sim
Não o vejo como um deus
Nem concordo com tudo o que ele diz
Embora concorde com muita coisa
Mas sei que como cientista e pesquisador
Ele deve ser respeitado
E não acho mesmo que para chegar
A ser o biólogo respeitado que é
Ele desconheça ou despreze
Os conhecimentos científicos antigos
Sejam de pajés ou de mulheres
Que foram chamadas bruxas
E queimadas pela igreja
Esclarecendo meu argumento
Acho que quando Dawkins diz
Que sem a ciência não haveria nada
A não ser xamãs
Pelo menos para mim isso pareceu claro
Ele mostrou que não se saberia nunca
Quais são os princípios ativos das plantas
E se atribuiria sempre essas curas
Aos deuses
Sem nunca sair dos chás e emplastos
Com folhas amassadas
Desculpe, mas não há tanta sabedoria assim
Em simplesmente
Usar as plantas como remédio
Dessa forma
Muitos animais o fazem
E muitos xamãs e pajés
Aprenderam com eles.

Nenhum comentário: