26 de junho de 2020

“AGORA SEI A METADE DAS COISAS QUE JULGAVA SABER QUANDO TINHA 18 ANOS”. - PABLO PICASSO

Acho que o Picasso está certo
Porque os jovens têm aquela prepotência
De achar que sabem tanto
E tanto mais do que os mais velhos
Na maioria das vezes estão errados
E algumas vezes percebem isso
Quando o tempo passa e ficam mais velhos
Como Picasso percebeu
Algumas vezes não percebem nunca
A verdade mesmo é que
Quanto mais o tempo passa
E quanto mais a gente procura saber coisas
Mais a gente vai descobrindo
O quanto é vasto o mundo
Que abriga as coisas que nós ignoramos
É por isso que eu
Diante da hipótese de uma vida eterna
Hipótese que é rechaçada veementemente
Por muitas pessoas em todos os níveis
Todos os tempos e todas as culturas
Não me sinto assim tão avessa
O que me pergunto é
De quanto tempo eu precisaria
Para morar algum tempo em todos os lugares da terra
Dessa e talvez de outras além dela
Para aprender todas as línguas e todos os dialetos
Para ouvir todas as histórias
Para caminhar por todas as ruas
Para entrar em todas as casas
Para ler todos os livros escritos
E escrever todos os que livros que eu quiser escrever
Para conversar com todas as pessoas
Para praticar todos os esportes e todas as artes
Para aprender e ensinar todas as ciências
Sim porque eu adoraria poder fazer tudo isso!
Daí que quando faço essa pergunta
O que me ocorre como resposta
Torna a possibilidade de uma vida eterna
Algo nada assustador.

Nenhum comentário: