27 de junho de 2020

ÓDIO AO POBRE

Moro em um prédio
Que tem elevador de serviço
Assim que mudei eu pensava
Que agora já tinha passado
Essa coisa nojenta
Que originou os tais elevadores
Principalmente porque tem
Uma plaquinha avisando
Que não deve haver discriminação
No uso dos elevadores
E volta e meia tem comunicado
Para os condôminos
Solicitando que se use o elevador de serviço
Quando estiver com o carrinho de compras
Ou com animais
Além disso
Vez em quando as paredes desse elevador
Aparecem forradas
Porque alguém está se mudando
Para fora ou para dentro
E as tralhas estão sendo transportadas
Por isso estava tudo bem pra mim
Agora o elevador de serviço
Tinha uma função explicável
E só estava lá
Por conta da antiguidade do prédio
A única diferença entre eles
É que um tem espelho e o outro não
Como espelho pode ser quebrado
Com certa facilidade
Fazia sentido um elevador sem espelho
Ser usado para transporte de mudanças
E carrinhos de compras
Mas depois que os nazifascistas começaram
A "pôr as manguinhas de fora"
Meses antes do golpe
E percebi que alguns deles
Moravam no meu prédio
Comecei a repensar minha visão inocente
Já que não se pode reconhecer nazifascista pela cara
Mas dá para ter certeza de que não usarão
O elevador de serviço porque se incomodam
Com o "cheiro de pobre"
Eu só uso o elevador "social"
Quando o outro está parado por alguma razão
Prefiro evitar me misturar
Com certo tipo de gente.

Um comentário:

Pedro Mundim disse...

Há uma confusão aí. Elevador de Serviço é para SERVIÇOS, e não para SERVIÇAIS. É para que você não tenha que cruzar com pessoas sujas de graxa, ou carregando latas de tinta, ou com o elevador entulhado de mobílias sendo transportadas. O elevador de serviço é usado sobretudo pelos próprios moradores do edifício, quando estão fazendo algum serviço.