26 de junho de 2020

SUPERIORIDADE

Essa ideia me faz lembrar o Sam Harris
E a fala dele que me faz afirmar e continuar afirmando
A inferioridade de se sentir superior
Ele diz que frequentemente se pergunta
Se não seria exatamente como aquela pessoa
Se tivesse nascido com as mesmas condições
Ele explica que quando fala em "mesmas condições"
Está usando o termo de modo absoluto
Ou seja
Inclui genética, experiências
Condições físicas e emocionais
Tudo
E quando ele fala em "qualquer pessoa"
Está se referindo a qualquer pessoa mesmo
Incluindo o psicopata
O pedófilo, o estuprador
Quando li isso achei extremamente coerente
Pode até não ser assim
Mas a possibilidade de que seja
É suficiente para que eu me sinta inferior
Cada vez que sou tentada
A me ver como superior a alguém
Em qualquer tema ou comportamento
É complicado porque somos humanos
Em algumas condições
A tendência é sim
A gente se sentir superior
Sem parar para pensar nisso
Sou tentada a me sentir muito superior
Ao Bozobosta
A cada um dos membros de sua quadrilha
E a cada uma das cabeças do seu gado
Mas mesmo abominando todos eles
Eu me seguro
E não tenho coragem de dizer
Que sou superior
Menos ainda de pensar isso
Chego a me assustar
Com o quanto posso estar sendo inferior
Caso me atreva
A me julgar superior.

Nenhum comentário: