27 de junho de 2020

TANINHA

O nome dela não é Taninha
Mas o nome dela é Taninha!
Ela é baixinha
Muito baixinha e muito grande
Tão grande quanto o puro bem
Que espalha a seu redor
E que muitas vezes é capaz
De ultrapassar a fronteira do estado
E até mesmo do país
Ela olha sem mentira
Toca sem receio
Ama sem limite
Na minha lembrança ela fica alegre
E se move para um lado e para o outro
Muito depressa
Como aquelas bonecas havaianas
Que têm uma mola na cintura
O sorriso dela é tão de verdade
Que a gente quase pode tocá-lo
Eu acho que isso é porque
Ela nunca se tornou uma adulta
No sentido pejorativo da palavra
Ela é uma criança
Para quem o mundo nunca desbotou
Porque ela é
Sem saber
A tinta que o faz ter cor

Mas ela não é fraca nem frágil
Pelo contrário
Sua vontade
Tem uma estranha força determinada
Que alcança os objetivos
Transformando os obstáculos
Em vez de destruí-los
Ela chega onde quer sem correr
Sem derrubar
Sem empurrar ninguém
E dá a mão a quem queira acompanhá-la

Um dia
Conversando sobre o paradoxo da fé
Em um deus que criou
E permite a existência do mal
Ela me disse e mostrou
Que também questiona tudo isso
Também reconhece e se angustia
Com esse sensentido de deus
Em uma longa conversa
Ela me falou
Com seu jeito carinhoso
E sua voz de amor
Que faz as mesmas perguntas que eu
Que percebe as mesmas inconsistências
Que eu percebo
Mas que apesar de tudo isso
Acredita em deus
Eu ouvi muito fundo sua ternura
E quando na hora da despedida
Ela me abraçou e disse o quanto quer
Que deus me proteja e me dê alegrias
Eu soube por que ela crê
Apesar das evidências em contrário
Que ela enxerga tão bem quanto eu
Ela crê porque precisa
Que algo maior do que ela mesma
Cuide daqueles que ela ama
Ela não imagina que ela mesma
É esse algo maior
E não imagina o quanto ser parte
Da razão da sua crença
Me toca e me comove!
Eu sei que deus não existe
Mas o amor dela existe
E esse amor é o deus que ela criou
Me sinto feliz
Muito feliz
Pelo privilégio de ser abençoada
Por esse deus
E quando penso nela
Como agora
Desejo que meu amor possa ser
Tão forte quanto o dela
E que tenha o poder de abençoá-la
Como ela abençoa a mim.

Nenhum comentário: