29 de junho de 2020

LUTAR CONTRA O REGIME

Penso que um regime ideal não existe
Nem tem como existir
Enquanto o ser humano for o que é
Daí que não vejo como criticar a "democracia"
Não porque ela seja boa
Mas porque a crítica a esse regime
Vai provocar a pergunta
"E coloca o que no lugar?"
Eu não tenho uma boa resposta
E acho que ninguém tem
Perceber que não existe democracia de verdade
É quase que perceber o óbvio
Lutar por democracia
É uma luta válida
E esperar que um dia exista uma democracia
É sonhar com o impossível
No entanto lutar por uma democracia de verdade
É a maneira de tentar
Chegar o mais perto possível dela
Por isso não sou contra luta
Acho que podemos e devemos lutar sempre
Contra as injustiças e os abusos
Lutemos pois!
Mas lutar contra o regime
No nosso caso
Não faz sentido
Para mim não existe opção melhor
Do que implantar a "democracia"
E lutar de todas as formas possíveis
Cada um no seu campo
Para que esse regime se aproxime
O máximo possível
Do que talvez pudesse ser
Uma verdadeira democracia
Num mundo das ideias platônico
Mas sem seguir as crenças políticas
De Platão.

Nenhum comentário: