15 de julho de 2020

ELE

Ele é um cara legal
Mas juro
Não tenho nenhuma responsabilidade
Ou mérito por isso
Ele já nasceu assim
Nossa história é mais longa
Do que os anos de vida dele
Talvez quase tão longa
Quanto os anos da minha vida
Era afinal um pouco ele
As minhas primeiras bonecas

Ele já foi muitas coisas
Na minha vida
Primeiro foi um desejo
Nesse desejo ele era
Uma pequena lista de nomes
E uma lista um pouco maior
De possibilidades
Eu o criei no meu pensamento
E dei a ele uma beleza frágil
Que ele na verdade nunca teve
Depois ele ficou mais forte
E passou a ser um sonho
Nessa época teve vezes
Em que ele me machucou
Não de propósito
Sei que jamais o faria
Mas é que feito sonho
Ele tinha a possibilidade
Da não existência
E a não existência dele
Era uma dor que me doía demais
Algumas vezes
Ele chegou a ser possibilidade

Um dia ele se tornou real!

Primeiro ele foi real só pra mim
As outras pessoas
Mesmo quando sabiam da existência dele
Não sentiam a realidade dele
Da mesma forma que eu sentia

E ele foi ouvinte
Nessa época eu falei demais!

Pouco antes de conhecê-lo
Eu o tinha como urgência
Afinal meu corpo cresceu demais
E eu parecia explodir
E explodiria duas vezes
Em uma única explosão
Explodiria por não comportar mais
O tamanho dele que crescia
E explodiria de orgulho
De felicidade por sabê-lo real

Ele veio a mim saindo de mim
E olhou o mundo
Com a ajuda dos meus olhos
E me mostrou um mundo
Que eu só pude ver
Com a ajuda dos olhos dele

Então ele foi muito meu
Meu no sentido em que eu era toda dele
Meu no sentido de que eu fui
Sua cama e seu travesseiro
Ele encheu minha casa
Mesmo quando eu não tive casa
Ele era pequeno
Do tamanho exato da minha coxa
Onde às vezes ele dormia
Ele era grande
Tão grande que o amor dele
Explodia dentro e fora de mim
Me dava taquicardia
E me espalhava pelo mundo a fora

Ele foi meu pacotinho-de-bem-querer
E naqueles olhos
Naquele sorriso
Estava todo querer do mundo
Eu me sentia pobre e abandonada
Sem ele nos meus braços
Mas ele sempre estava lá!

Ele saiu do meu colo
E andou comigo
Andamos muitos quilômetros!
E nesses quilômetros de prazer
Ele falava
Ah ele falava tanto!
E falava tão lindo!
Eu ouvia e respondia
E nós contávamos nossas histórias
No ritmo dos nossos passos
Caminhando
Trocávamos presentes
Eu dava a ele
Um pedaço de plástico colorido
E recebia o espaço sideral
Que ele criava
Eu dava a ele
Uma caixa de pequenos tijolos
E recebia a explicação detalhada
De todo um universo
E quando eu dava a ele meu colo
Ele me dava seu sono
E a paz de sua expressão
O meu bem mais valioso!

Um dia a gente se separou
Ele foi viver uma vida
Desconhecida pra mim
Ele ficou longe
Mas não desapareceu
Da vida que não conheço
Ele traz sempre algum raio de sol
Pra mim
De longe eu posso ouvir a voz dele
E sei que ele ainda está olhando
O mundo
Com os olhos que eu fui a primeira a ver
Do chão que ele pisa
Às vezes me manda flores
Não as flores que se compra
Com cartão e crepom
Nas lojas cheirando a jardins
Ou cemitérios
Ele manda todas as flores
Que eu vejo
E o colorido delas brilha mais
Porque sei que ele também as vê
Então naqueles momentos
As flores
Todas as flores do mundo
São minhas
E foi ele quem me deu

Ele vê o mundo mais colorido
Do que eu vejo
Ele percebe tons e nuances
De azul e de vermelho
Que eu não consigo perceber
Mas eu o percebo e o vejo
Sei que está longe e sinto saudades
Mas de uma maneira viva e concreta
Acima da distância e de toda realidade
Ele ainda está e sempre estará
Feito de amor dentro de mim.

Nenhum comentário: