7 de julho de 2020

MEU HERÓI

Tem muito poucas pessoas a quem eu daria esse título
Muito poucas mesmo
E sempre com ressalvas
Mas tem um cara
Que me deixa tocada demais
Toda vez que penso ou falo dele
Esse cara é Albert Sabin
O que me comove
E me deixa babando de admiração e reverência
É um único detalhe
Saber que ele abriu mão da patente
Da vacina que descobriu
Para que as crianças fossem vacinadas
Rapidamente
E na maior parte possível do globo terrestre
Quando era criança
Conheci uma criança mais velha do que eu
Que era “aleijada”
Como se dizia na época
Porque teve pólio
Quando descobri o que o Sabin fez
Me comovi muito
Porque não pude deixar de pensar
Naquele menino
Nesse capitalismo assassino em que vivemos
A atitude de Sabin
Deveria ser mais e mais conhecida
E divulgada
Para
Quem sabe
Minimizar um pouco a ganância
Dos que só contam cadáveres
E crianças doentes
Como números em uma planilha
Números que pesam muito menos
E importam muito menos
Do que as cifras
Em qualquer moeda.

Nenhum comentário: