7 de julho de 2020

UM CULTO AOS MORTOS

Não gosto
Não me agrada foto de gente morta
Seja de que tipo for
Já vi mais de uma vez
Em exposições de fotos antigas
Exemplos do que era hábito antigamente
As fotos do "defunto"
Cuidadosamente arranjado
Quando criança cheguei a ver
Mais de uma vez
Um tipo de “cartão de lembrança de velório”
Que as pessoas recebiam
Quando morria alguma pessoa muito próxima
Meus pais e meus avós tinham alguns deles
Em seus guardados
Nesses cartões tinha uma foto da pessoa
Tirada depois da morte
Em preto e banco e sinistra
As datas de nascimento e morte
E uma oração
Essa seria uma foto que eu não curtiria
Nem compartilharia
Entendo que para algumas pessoas
Isso pode ser importante
Não condeno
Não vou desrespeitar
Mas eu não faria
E seguramente não desejaria
Ter a foto de nenhum cadáver em meus guardados
Por mais querida que essa pessoa tenha sido
Enquanto viva.

Nenhum comentário: