22 de junho de 2020

EU NÃO TENHO FÉ


Coisa muito comum é ouvir ou ler alguém afirmando que ateu tem fé. Muitas vezes agnósticos dizem isso e às vezes até mesmo ateus concordam, sempre tirando um dicionário “da cartola”. Eu discordo totalmente de qualquer pessoa (ou livro) que afirme que ateu tem fé. É um completo absurdo! Ateus, como quaisquer pessoas, acreditam em algumas coisas até que elas sejam provadas falsas, isso não tem nada a ver com fé! Quando estou com dor de cabeça e tomo um analgésico, eu acredito que aquele comprimido tem em sua composição substâncias que entrarão no meu organismo e farão com que a minha dor desapareça. Eu não tenho fé no comprimido! Caso minha dor de cabeça não passe, vou parar de acreditar na eficácia daquele analgésico e procurar outra solução, talvez um médico que me receite outro remédio que funcione. Também não tenho fé na ciência! Acredito que a ciência está certa em muitas coisas porque essas coisas funcionam, como o meu analgésico e esse computador que estou usando. Na minha opinião chega a ser ofensivo um agnóstico "comprar" e um ateu concordar com essa desculpinha de que "ateu tem fé" que os crentes inventaram para tentar desacreditar o ceticismo!

Já li N vezes a definição de fé. Sempre que alguém diz que ateísmo é fé e eu protesto me colocam a definição de fé tirada de algum dicionário como resposta. Acontece que quando as pessoas acusam – sim acusam – o ateu de ter fé é no sentido religioso que estão pensando, e quando um agnóstico ou ateu aceita e reforça essa "criação" teísta feita especialmente para tentar diminuir o ateu, ele está colaborando com a mentira deles. No dia a dia a palavra é mais usada no sentido religioso e foi nesse sentido que um religioso babaca escreveu e vendeu aos montes um livro chamado "Não tenho fé suficiente para ser ateu", o que provavelmente fez com que esse "conceito" de que ateu tem fé se espalhasse.

E é por saber disso que não aceito, reclamo, esperneio e xingo mesmo! Ninguém nunca me acusou de não ter fé porque não acredito em horóscopo; ninguém nunca me acusou de ter fé quando olho para um céu com nuvens carregadas e digo que vai chover; ninguém ri e me acusa de ter fé quando tomo um analgésico e me recolho para esperar a dor passar; mas insistem em dizer que tenho fé quando digo que sou ateia. Desculpe, mas isso não é honesto, e eu recuso veementemente essa acusação. Eu não tenho fé!

O ateu (pelo menos eu) não tem fé na inexistência de deus. O ateu apenas não acredita na existência de deus, e isso é muito diferente! Eu só tenho certeza, total certeza como tenho certeza de que eu sou eu, da inexistência de deus dentro de certas definições que os que acreditam nesse deus colocam. Essa certeza de inexistência não é fé, fé não tem ou não leva em conta a razão. A minha certeza, por exemplo, de que o deus bíblico não existe é baseada na lógica, na leitura da própria bíblia, na incoerência de sua descrição. Isso não é fé! Se você me disser que não existe um número par que não seja divisível por dois eu posso te acusar de ter fé na inexistência do número par não divisível por dois?

Percebe o absurdo do termo fé nesse contexto? Pois é! Como ateia, é com essa mesma noção de absurdo que vejo a acusação de que tenho fé na inexistência de deus.

Nenhum comentário: