3 de julho de 2020

NÃO É POSSÍVEL PROVAR A INEXISTÊNCIA DE DEUS

Fico "encasquetada"
Com essa insistência
Tanto de crentes quanto de ateus
"Não dá pra provar a inexistência de deus"
Não sou expert em lógica
E nunca sequer tentei decorar toda aquela lista
De "Falácia disso e falácia daquilo"
Mas acho que dá sim
Para provar a inexistência de deus
Claro que depende de qual deus
Estão afirmando que existe
Quando você fala em paradoxos
Pelo menos até onde eu sei
Você pode dizer
Que aquilo não existe
Porque sua existência contrariaria
Sua própria definição
Por exemplo
Acho que qualquer matemático
Pode provar a inexistência
De um quadrado redondo
Basta dar a definição de quadrado
Dar a definição de Círculo
E mostrar que um objeto
Que tenha ao mesmo tempo
A presença e a ausência
De ângulos e lados retos
Não é possível
Dessa mesma forma
É possível provar
A inexistência de deus
Quando esse deus é definido
Como um "quadrado redondo"
Como algo que tem e não tem
Determinadas características
Em sua essência
Acho que isso se chamaria
Impossibilidade lógica
Ainda dentro do meu "achômetro"
Eu diria que basta ler a bíblia
Para constatar
Que o deus presente nesses livros
É um “quadrado redondo"
Se o deus cuja existência o crente afirma
É o deus bíblico
Basta usar o argumento da impossibilidade lógica
E está provado que ele não existe
Acontece que os crentes têm essa tal fé
Que não aceita nenhum tipo de argumento lógico
E vê como natural e verdadeira
A existência do quadrado redondo
Por isso mesmo provando
Que o deus bíblico não existe
A gente vai continuar vendo
Ouvindo e lendo
Crentes tentando "provar"
Que nós não podemos provar
Que deus não existe
E a gente engole isso.

Nenhum comentário: