22 de junho de 2020

O CONSUMIDOR É CÚMPLICE


Quem usa se auto proclama inocente dos quilômetros de cemitério que ajudou a encher, e quem é contra ignora os males da proibição e os benefícios de alguns princípios ativos da canabis.” Frase de Aquiles Marchel Argolo



Sou a favor da legalização, mas sou contra o consumo enquanto a legalização não acontecer! Acho que todas as pessoas conscientes deveriam lutar pela legalização. Enquanto a lei não mudar, a venda de drogas é crime, e por conta disso há o tráfico que mata muita gente inocente, financiado por quem compra a droga. Faz tempo que já se provou que proibição e combate é desastrosamente ineficiente, mas consumo como protesto não faz sentido porque mata.

O que digo é que uma pessoa lúcida e inteligente não tem o direito de dizer coisas do tipo "Eu consumo porque sou contra a proibição”, “Essa é minha forma de protesto” e “Não sou culpado pelos crimes praticados por traficantes e menos ainda pelos praticados pela polícia". Acho que o usuário se dizer inocente dos crimes do tráfico é se fazer de retardado. Sei que os usuários não são idiotas a ponto de não saberem para onde vai o dinheiro que gastam com a droga. Pelo menos a maioria não é.

Eu iria contra a lei sem pensar duas vezes se fosse para salvar uma pessoa, mas não é a mesma coisa de ir contra a lei para curtir um barato à custa da vida de pessoas. Recusa-se a seguir leis que matam é uma coisa, recusa-se a seguir uma lei quando essa recusa mata é outra coisa extremamente diferente!

Todos deveriam batalhar pela legalização, mas não acho que ser usuário é uma maneira decente de fazer isso. Talvez nos tempos do Woodstock fosse, hoje decididamente não é! Quem consome enquanto é crime, deveria ser honesto e assumir a cumplicidade pelos crimes que financia. Simples assim. Se você não liga a mínima, problema e direito seu! Mas dizer que fumar não é cumplicidade com assassinatos é mentir descaradamente!

Alguns chegam a dizer que traficante de faculdade não é criminoso porque não matou ninguém. Fazem de conta que não percebem que estão defendendo cúmplice de bandido como se não fosse cúmplice de bandido. Ou o traficante de faculdade não está trabalhando diretamente para o bandido que mata? Me convença do contrário!

Tudo bem que tem muitos outros aspectos a serem olhados nesse tema: os grandes empresários e políticos que também participam desse comércio e que por investirem mais têm maior responsabilidade do que o pequeno consumidor é um dos mais citados. Mas eles investiriam nesse comércio se não houvesse consumidores? Não vejo como disfarçar. Nada diminui ou elimina o fato de que o consumidor, o "investidor" e o vendedor são criminosos; e quando não são assassinos, com certeza são cúmplices.

Tem usuários que chegam a se defender com o argumento de que toda essa malha de produtores, vendedores, policiais e assassinatos envolvidos são eventos que em nada vão interferir na vida deles, e provavelmente têm razão. Sei que parece idiota, mas quando vejo esse argumento não posso evitar de pensar em um texto ou charge (não me lembro bem) que vi há muito tempo:

O cara compra a droga, o vendedor compra a arma com aquele dinheiro e vai assaltar uma pessoa, e a mata. A pessoa assassinada é a mãe do comprador. Sei que isso é invencionice de campanha antidrogas, mas me toca profundamente porque a pessoa que o traficante vai assaltar e matar, mesmo que não seja minha mãe, pode ser a mãe de alguém, o pai de alguém, o filho de alguém! Para mim essa possibilidade é suficiente.

Portanto, sim! Eu culpo o usuário! Culpo todos os que, em lugar de usar sua energia, inteligência e capacidade - que são bem grandes! - para mudar a lei, preferem fumar seus baseados e dizer “Foda-se!” para todos os inocentes que estão ajudando a matar!

Qualquer coisa para que você tenha o seu prazer? Para mim isso é indecente, imoral e desumano. Ou você assume sua cumplicidade e falta de ética, ou então deixe de mimimi e faça alguma coisa de verdade e de forma não egoísta!

Nenhum comentário: