20 de junho de 2020

ORGULHO


Não tenho orgulho e não entendo o orgulho que as pessoas têm. Para mim orgulho deveria estar atrelado a mérito, o orgulho pelo que consegui fazendo, lutando, conquistando com esforço e determinação. Mas será que esse mérito é mérito mesmo? Não seria uma junção de oportunidade, desejo e vocação? Todas essas coisas me parecem mais resultado de sorte e de personalidade – que não escolhemos nem construímos do nada – do que realmente de mérito; e se não há mérito qual a justificativa para o orgulho?

Talvez faça sentido ter orgulho pelo que aprendemos. Mas como a capacidade de aprender está diretamente ligada ao fato de possuir um cérebro completo, bem formado, bem nutrido e sadio, coisas que em geral não dependem de nós, então fica meio difícil pensar nesse tipo de orgulho também. Além disso, ou justamente por isso, se aprendemos o bastante, se aprendemos mesmo, aprendemos o quanto ignoramos, aprendemos a ser humildes e não teremos por que ter orgulho.

Não tenho orgulho do estado e não tenho orgulho da família em que nasci, por que deveria? Nada disso fui eu que escolhi. Meu país e minha família são igualmente coincidências, eu poderia ter nascido em qualquer outro país, em qualquer outra família, por que devo me orgulhar?

Não tenho orgulho da minha raça, não tenho orgulho da minha cor, pelo contrário, muitas vezes tenho é vergonha dessas coisas. Não tenho orgulho da minha condição de ser humano, não tenho orgulho de ser mulher, não tenho orgulho da minha orientação sexual, não tenho orgulho das coisas de que gosto. Não entendo orgulho por time de futebol, uma das coisas mais estúpidas que já ouvi na vida foi aquela gama de frases inflamadas do tipo “Orgulho de ser____________”, coloque o nome do seu time no espaço.

Não tenho orgulho, tenho sorte. Sorte de ter nascido numa família que me recebeu e me cuidou, sorte de ter muitas coisas que milhões de pessoas nunca tiveram, sorte de ter aprendido e sorte de estar aprendendo a não ser preconceituosa.

Não tenho orgulho, tenho sorte.

PS: Orgulho gay e orgulho negro é outra coisa. Esses eu entendo e apoio!

Nenhum comentário: