A escola dos meus
sonhos tem mais pátio do que salas de aula, tem mais lá fora do que lá dentro.
Na escola dos meus sonhos tem muitos jardins, muitas árvores, muito gramado,
muitos bancos ao ar livre, coretos e caramanchões. As salas são amplas,
iluminadas e têm muitas janelas abrindo para o verde. A escola dos meus sonhos
tem cadeiras e mesas e tem chão e almofadas, não carteiras; tem livros, revistas
e gibis em todas as salas; tem todas as tecnologias mais avançadas, que são
usadas como instrumento pedagógico ou material de estudo, nunca como fim em si
mesmo, menos ainda como instrumento único e soberano; tem laboratórios,
oficinas, quadras; suas paredes, teto, piso e cortinas são muito limpos,
artísticos, coloridos e divertidos.
A escola dos meus
sonhos tem poucos alunos por turma e professores em tempo integral recebendo
tarefas e apoio, trabalho e material adequado, alunos receptivos e salários
dignos. Ela tem direção, coordenação e pessoal de apoio em número suficiente e
sempre mais interessados em educação do que em bajulação, mais empenhados em
criar e participar de uma escola do que de uma empresa e trabalhando com
empenho e boa vontade porque são valorizados.
A escola dos meus
sonhos trabalha para conseguir a participação, a cumplicidade e o apoio dos
pais com relação à própria escola e, principalmente, à educação dos seus filhos
e ao futuro deles. Não há subserviência à posição social ou ao dinheiro desses
pais, os alunos são alunos, não clientes, e os pais são pais, não patrões.
Na escola dos meus
sonhos não tem professores de português, professores de literatura e
professores de redação como se fossem três disciplinas separadas; tem professores
de língua, ou de linguagem; professores que ensinam a ler e entender textos, a
ter e expor ideias, a conhecer e a brincar com as palavras. Tem professores de
história que contam histórias, instigam críticas e ajudam a pensar; professores
de geografia que passeiam pelo mundo como se o mundo fosse um sonho e professores
de ciências que fazem e ensinam a fazer experiências.
Lá os professores de
educação física são técnicos dos times e das equipes que a escola formou de
acordo com a aptidão e o gosto dos alunos, e os times e equipes estão sempre em
treino, em aprendizado e em preparação para as muitas disputas e competições
saudáveis e compensadoras que a escola promove e das quais a escola participa. Tem
professores de matemática que sabem jogar, propor e resolver quebra-cabeças e professores
de língua estrangeira que ensinam turmas formadas de acordo com o nível dos
alunos e que não permitem que os pais necessitem pagar cursos particulares de
língua estrangeira para seus filhos fora do currículo, da escola e do horário
escolar.
Na escola dos meus
sonhos os professores de física apresentam a matéria de que são constituídos os
corpos como sendo uma amiga misteriosa e fascinante, os professores de química
mostram e demonstram os fenômenos instigantes que acontecem fora e dentro de
nós, e os professores de biologia mostram os corpos e as funções, a vida e suas
características, sem tabu e sem travas morais hipócritas e prejudiciais.
Na minha escola os
professores de educação artística e os professores de filosofia não dão aulas só
para os alunos e não dão aulas sozinhos para as turmas de alunos; dão aulas
para e com os outros professores. E com essa preciosa ajuda os professores incluem
a arte e a filosofia em suas disciplinas e no final, todos juntos, transformam
todas as disciplinas em uma disciplina só: Vida.
Na escola dos meus
sonhos os alunos fazem atividades sob as árvores e sobre o gramado muito mais
do que na sala de aula; eles falam e brincam muito, mas sabem falar e brincar como
quem está crescendo e não apenas como quem está vendando os próprios olhos para
poder “curtir a vida”, porque eles têm apoio, direito de fala, e opiniões,
porque suas vozes não se resumem a serem ouvidas, mas são respeitadas e
debatidas sem desrespeito e imposição.
A escola dos meus
sonhos está localizada em um bairro bonito e arborizado com ruas largas, belas
praças e casas suficientemente grandes, bem-acabadas e habitadas por famílias
que trabalham e vivem dignamente, e essas são as casas onde moram os alunos que
frequentam a escola dos meus sonhos.
A escola dos meus
sonhos, como principal característica, não é UMA escola, são todas as escolas,
tão todas que ninguém se lembra de uma escola que seja diferente dela.
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