14 de junho de 2020

FALSIDADE NAS REDES SOCIAIS


Depois de tanto e tantos insistirem que isso é fato, fui obrigada a pensar a respeito dessa acusação de que nas redes sociais todas as pessoas são felizes, realizadas, bondosas, perfeitas. Que todos nós não passamos de grandes mentirosos!

Pois bem, eu discordo veementemente! Encontrei algumas pessoas nas redes sociais de quem gostei, fui conhecer pessoalmente e simplesmente confirmei o meu gostar. E não foram poucas! Também reencontrei nas redes sociais pessoas que eu já conhecia, de quem já gostava, e que continuam sendo tão maravilhosas como são na minha lembrança, ou nos nossos encontros quando não perdemos contato.

Em compensação mais de uma vez encontrei pessoas simplesmente escrotas nas redes sociais. Pessoas que estão a anos luz da perfeição. O interessante é que essas pessoas escrotas - como na vida “real” - se dividem em dois tipos: algumas tentam disfarçar e fazer de conta que são boazinhas, outras nem fazem questão de parecer diferente do escroto que realmente são.

A diferença - que na minha visão acaba dando ponto para as redes sociais - é que essas pessoas escrotas que tentam dar uma de boazinhas muitas vezes acabam não conseguindo. Tenho a impressão de que elas “se entregam” mais nas redes sociais do que o fariam pessoalmente. Quando comentam alguma coisa têm mais dificuldade, por exemplo, para esconder o preconceito do que teriam numa festinha, num papo de bar, ou na sala dos professores.

Um exemplo desses foi um cara que vi recentemente criticando a islamofobia. No início o cara se portou como se fosse uma pessoa de mente aberta se posicionando contra um preconceito, abominável como todos o são. Mas logo começou a “dar lição” do que significa o islã, usando termos árabes… e de repente estava defendendo a pena de morte por apostasia e o apedrejamento de adúlteros. Tudo isso cheio de “não foi isso que eu disse”, mas bastava voltar um pouco no histórico da conversa para “esfregar na cara” dele que ele tinha dito aquilo sim. Mais fácil de desmascarar do que seria pessoalmente. Na minha opinião.

E se existem pessoas que não falam dos seus problemas nas redes sociais não é porque não os tenham, apenas preferem não usar esses momentos de encontro para ficar chorando e lamentando a própria vida. Muitas vezes nem mesmo pessoalmente essas pessoas ficam choramingando seus problemas com os colegas de trabalho ou escola. Eu mesma sou uma dessas, quando estou com amigos prefiro sorrir e brincar do que chorar minhas pitangas. Nas redes sociais o que faço é apenas manter essa mesma postura... e o bom humor!

Então, o que quero deixar registrado aqui é que NÃO NÃO e NÃO!!!! As redes sociais não são o lugar onde as pessoas são perfeitas e onde ninguém é mau ou infeliz. É apenas MAIS UM lugar onde pessoas se encontram. É apenas mais um lugar onde encontramos pessoas que vale a pena encontrar e pessoas que vale a pena esquecer que um dia encontramos.

Nenhum comentário: