19 de junho de 2020

NÃO É CULPA DA COPA


Sobre as manifestações que vêm acontecendo em São Paulo e outros lugares do mundo, tenho visto, dos dois lados, pessoas associando todo o movimento à Copa do Mundo e à Copa das Confederações (e Olimpíadas). Hoje mesmo li um comentário no qual a pessoa dizia que tudo isso é só porque um povo chato que não gosta de futebol resolveu estragar a festa dos que gostam. Vejo também muito, do outro lado (e, convenhamos, com mais razão) posts e comentários reclamando do governo pelos gastos milionários feitos para esses eventos e a negligência com que vem tratando as necessidades básicas da população, como saúde e educação, além de outros problemas graves.

Por mais que me sinta solidária com o segundo grupo (o primeiro nem merece comentário) tenho que dizer que discordo num aspecto que acho fundamental. A saúde, a educação, o transporte público já estavam em situação precária muito antes de se saber que o Brasil sediaria Copa do Mundo e Olimpíadas, e a corrupção não começou com o anúncio desses eventos, portanto, o descaso do governo não se deve aos gastos com a construção de estádios, a coisa toda é MUITO mais séria.

Não sou contra a Copa do Mundo, mesmo não sendo fã de futebol, e tomei uma cerveja para comemorar no dia em que o Rio foi escolhido como sede das Olimpíadas, mesmo não sendo carioca. Acho que se tivéssemos políticos e governo minimamente decente poderíamos muito bem sediar esses eventos E TAMBÉM cuidar das nossas necessidades básicas. E, o que é mais grave, acho que com esses políticos corruptos e esse governo de merda, mesmo sem construir um único estádio, ainda assim saúde, educação, transporte, e todos os outros itens estariam nessa mesma situação absurda de descaso, indecência e sucateamento.

Gostaria muito que os que gostam de futebol pudessem apreciar a beleza dos estádios e ver os jogos sem se sentirem culpados por isso; gostaria que os que gostam de esportes pudessem apreciar as Olimpíadas sem se sentirem cúmplices de um esquema criminoso; gostaria que ambos os eventos pudessem nos dar coisas boas como medalhas, empregos e diversão e que não tivéssemos no governo os ladrões e incompetentes que roubariam do mesmo jeito sem os eventos. Eles agora roubam com a desculpa dos eventos exatamente como roubariam sem eles, e levam o povo a rejeitar os eventos mais do que rejeitam a eles, esses políticos ladrões e incompetentes. Tudo isso com o apoio da mídia, que nos estaria manipulando com ou sem Olimpíadas ou Copa do Mundo.

Não é só por vinte centavos, e não é pela Copa do mundo, pelas Olimpíadas ou por qualquer evento festivo; é pelos ladrões, bandidos, incompetentes e assassinos que se dizem nossos representantes.

Nenhum comentário: