23 de junho de 2020

UMA RESPOSTA


Eu entendo sim que se tiramos deus de nossas vidas, algumas das perguntas mais importantes ficarão sem resposta! Entendo mesmo!

Acontece que eu prefiro não ter resposta nenhuma a me conformar com uma resposta que não satisfaz, que não faz sentido, que não responde de verdade.

Qual é o objetivo da vida? O objetivo da vida é viver! O objetivo da vida é aprender e amar, é dividir e ajudar, é trabalhar e construir, é valorizar os amigos e a família, é ser feliz e fazer feliz. Por que a vida precisa ter mais objetivos do que esses? Para mim não precisa.

Onde depositaremos a confiança? Nas pessoas que amamos, nos sentimentos que temos por elas, na nossa capacidade de aprender, trabalhar e construir! Não há por que depositar confiança em um deus que permite que crianças sofram.

O que esperar do futuro? Fazer alguma diferença na vida de algumas pessoas e depois morrer em paz. Voltar para o mesmo nada de onde viemos sem mágoas e sem medos!

De onde virá nossa alegria e satisfação? Das pessoas que amamos, das coisas que aprendemos, dos bens que praticamos, do trabalho que realizamos, dos livros que lemos!

Não! Deixar de acreditar em deus não é "viver por viver", é viver sem medo de inferno ou castigo, sem a soberba de me achar melhor do que o outro porque um deus “me ama”, é depender de mim mesma e aceitar o outro como meu parceiro e meu igual. Não acreditar em deus é ser livre!

Você está muito enganada, eu não vivo sem rumo, tenho muitos objetivos, tenho esperanças, posso sentir a satisfação e a alegria de poder fazer a minha própria vontade!

E falo sim que confio na ciência, mas não confio incondicionalmente como você confia em deus, confio na ciência quando ela prova que funciona, e deixo de confiar quando ela falha. Diferente do seu deus, a ciência aceita ser questionada, aceita a dúvida, percebe os erros e pode evoluir.

Sim, apesar dos avanços tecno-científicos o mundo vai de mal a pior, mas não tão “de mal a pior” quanto na época em que só a religião mandava! E muito do que vai de mal a pior no mundo é mais por causa da religião e da ganância do homem (a perfeita criação do deus perfeito) do que por causa da ciência.

Que valores morais vão deixando de ter valor? Se você relacionar com honestidade vai ver que muitas mudanças nos “valores morais” apoiados pela religião e justificados pela bíblia são mudança para melhor, um deles (um exemplo entre tantos) foi a diminuição do racismo legalizado em países que deixaram de basear suas leis na religião. Você sabia que “com a bênção de deus” o casamento entre brancos e negros era proibido no Brasil há não muitas décadas? Nem tudo que o homem faz o prejudica, a ciência desenvolveu vacinas e erradicou doenças, a ciência criou e desenvolveu próteses que devolvem mobilidade a pessoas que perderam membros. Algumas vezes a ciência faz milagres que deus nunca fez.

Nenhum comentário: